RPPN

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Cachoeirinha foi criada de acordo com a Portaria nº 575, de 15 de outubro de 2019, do ICMBio, por conter amostras dos ecossistemas remanescentes do Bioma Cerrado e apresentar uma rica variedade de espécies da fauna e flora típicas da região.

RPPN é a única categoria do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC instituída por iniciativa do proprietário, que assume compromisso perpétuo com a conservação da natureza.

De acordo com a Lei nº 9.985, de 18.7.2000, que instituiu o SNUC, RPPN é uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. Só se pode permitir, dentro dessa categoria de unidade de conservação, a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.

A RPPN Cachoeirinha preserva belezas cênicas do Cerrado, espécies de sua fauna e flora, inclusive ameaçadas de extinção, seus recursos hídricos, como córregos, cachoeiras e cinco nascentes, e ambientes históricos, como a casa de Dona Maria.

Como toda unidade de conservação, a Reserva Cachoeirinha presta importantes serviços ambientais para a vida, como preservação da biodiversidade, proteção de recursos hídricos, melhoria das condições do ar e manutenção do equilíbrio climático e ecológico, entre tantos outros.